A noite do último dia deste 1º período, 15 de dezembro, teve mais magia com a realização de nova edição do Concerto Natalício de Solidariedade a favor dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo

A atividade constituiu um grande êxito, não só pela elevada participação dos “artistas” (alunos da educação pré-escolar, do 2º CEB e os do 7º ano que frequentam a disciplina de Música), mas também pela adesão em massa do público, onde se destacavam os pais / encarregados de educação e outros familiares dos alunos participantes.

Todos comungaram do mesmo espírito de solidariedade a favor dos nossos “soldados da paz”, dando assim mais sentido à quadra que atravessamos. 

“DIA  DO  DIPLOMA”  2017

 

Ÿ PRÉMIOS DO QUADRO DE EXCELÊNCIA DO AGRUPAMENTO

Ÿ PRÉMIOS DE MÉRITO “MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA” - ALUNOS DO 12º ANO

Ÿ PRÉMIOS “ALUNO EXCELÊNCIA – CRÉDITO AGRÍCOLA”

Ÿ ENTREGA DE DIPLOMAS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Segundo o MEC – Ministério da Educação e Ciência, o “DIA DO DIPLOMA” integra o calendário escolar de cada ano letivo, em todas as escolas e em data a definir por cada uma, e consiste numa ação formal de entrega de certificados e diplomas aos alunos que tenham concluído o ensino secundário no ano letivo anterior, quer no regime regular, quer no regime profissional.

No nosso Agrupamento foi decidida a data do passado dia 16 de dezembro para a realização deste evento de especial significado para os nossos ex-alunos do 12º ano e para aqueles que, pelo seu empenho e mérito escolares, mereceram ser reconhecidos e passaram a integrar o Quadro de Excelência do Agrupamento, de acordo com o artigo 137º do seu Regulamento Interno.

OPERETA DE NATAL “À PROCURA DE UM PINHEIRO”

ENCERROU 1º PERÍODO ESCOLAR

O final deste 1º período foi assinalado com “chave d’ouro”, como se costuma dizer, com a realização, no passado dia 16, da Sessão Solene de entrega de Diplomas e dos Prémios de Excelência do Agrupamento (ver notícia alusiva), bem como de um Opereta de Natal proporcionada pelos alunos penalvenses (turmas 5ºA e 6ºA) e sernancelhenses que protagonizam o projeto do ensino articulado da Música, no seu segundo ano, e que tem aproximado as duas comunidades e mostrado resultados extremamente promissores.           

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de Dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das Pessoas com Deficiência.

Numa sociedade que se quer baseada em valores, a promoção da solidariedade e da entreajuda deve fazer parte da agenda escolar. Neste sentido, o Departamento de Educação Especial pretende reforçar a importância dos valores humanos nomeadamente a solidariedade, a igualdade de oportunidades que devem estar presentes no dia-a-dia de cada um.

Devemos construir uma sociedade aberta à diferença e à diversidade para que todos encontrem um lugar digno na sociedade!

O Departamento de Educação Especial