ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PENALVA DO CASTELO
1986-2016 COMO O TEMPO PASSA TÃO DEPRESSA!...
UM BEM ESSENCIAL NO CONCELHO AO SERVIÇO DE TODOS

Como Presidente da Câmara em 1986, tive o privilégio de fazer parte da criação do Ensino Secundário em Penalva do Castelo e ao longo de muitos anos, enquanto membro do Conselho Geral e Presidente da Assembleia Geral da Associação de Pais, vi a Escola passar por muitas e substanciais mutações, até na sua atual designação.

Sem inauguração, mas com a visita do Primeiro Ministro à data, Prof. Dr. Cavaco Silva, já com a Escola em funcionamento, foi possível desbloquear novas situações, uma delas também muito importante, a construção de um Pavilhão Desportivo que nessa altura era dos melhores na Região e passou a servir de dia a Comunidade Escolar e após as aulas todos os Penalvenses.

Recordo-me ainda das diligências feitas junto do Ministério da Educação para que tudo tivesse início da melhor forma, com a Comissão Instaladora presidida pelo Prof. Manuel Cruz.

Foram tempos muito difíceis em que facultar uma simples fotocopiadora fazia toda a diferença.

A Escola Secundária, veio colmatar uma lacuna que marcou negativamente muitas gerações até 1986, pois até então os alunos do concelho, após o Ciclo Preparatório-atual 5º e 6º ano-, deixavam de estudar ou tinham de ir na sua maioria para Mangualde, ou sair de Penalva do Castelo como aconteceu comigo.

Assim, a criação da Escola Secundária bem como a reivindicação que foi sendo feita, até que a Escola funcionasse até ao 12º ano, foi uma luta que felizmente, com a Comunidade Educativa, a Comissão de Pais e a Autarquia deu os seus frutos.

A Educação, COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA VIDA DAS PESSOAS passou a estar disponível em Penalva do Castelo, com anos de atraso, mas como elemento chave no desenvolvimento das sucessivas gerações de estudantes que por aquela Escola foram passando o que naturalmente se foi repercutindo positivamente também na vida das pessoas e do nosso concelho.

No ano letivo 86/87 tinha a Escola apenas duas dezenas de professores, mas com muito trabalho, dedicação e espírito de sacrifício foi-se construindo a Escola que hoje temos, que nada tem a ver com aquele início, mas sempre com o objetivo de dignificar o Ensino, o Concelho e a Região. Nela já passaram várias gerações de professores, pessoal auxiliar e estudantes que, frequentando ou não depois o Ensino Superior, partilham memórias e sucesso profissional em diversos domínios.

Foram trinta anos de muitas vicissitudes, mas ao longo de todo este tempo os Dirigentes Escolares, que têm estado na Escola, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, as Juntas de freguesia e as diversas Instituições do Concelho, num trabalho cooperante e profícuo, têm vindo a produzir os efeitos positivos que se vão sentindo e se continuarão a perpetuar.

Dou os parabéns a TODOS quantos, à sua maneira, foram concretizando a Escola e o conhecimento que ela deu e a querem tornar hoje e sempre cada vez melhor.

Leonídio Monteiro, Advogado e Ex-Presidente da Câmara


30 Anos a contribuir para o desenvolvimento de Penalva do Castelo

No âmbito da comemoração dos trinta anos de funcionamento da escola-sede, saliento o estatuto e importância que este espaço escolar tem para a comunidade de Penalva do Castelo, considerando a sua intervenção educativa e consequente colaboração para o crescimento de diversas gerações, enquanto homens e mulheres, assim como profissionais.

Ao longo dos anos de atividade, a Escola tem atualizado o seu paradigma de ação, adaptando a sua estrutura aos novos desafios da sociedade, formando os jovens com a transmissão de competências essenciais para o ingresso no Ensino Superior e/ou integração no mercado de trabalho. A escola tem preservado e melhorado a relação com os parceiros locais, atuando com sentido de responsabilidade e de abertura a uma comunidade cada vez mais envolvida no planeamento das dinâmicas educativas. As famílias são chamadas a participar no percurso dos seus educandos, estando hoje representadas no Conselho Geral de Escola, através da Associação de Pais.

Ao longo dos trinta anos, destaco também o relacionamento interpessoal que se vive no seio escolar, com a proximidade saudável entre alunos, professores e funcionários. No decorrer do tempo mudaram-se mentalidades, comportamentos e estratégias, mas os objetivos da escola são os mesmos, passando pela valorização de crianças e jovens com vista à aprendizagem e ao sucesso educativo e/ou profissional.

Há ex-alunos da Escola de Penalva do Castelo que são hoje avaliados e reconhecidos como excelentes profissionais, nomeadamente nas áreas da saúde, educação, social, engenharia, arquitetura, economia, finanças, agricultura, comunicação social, música, mecânica, pintura, comércio, entre outras áreas da atividade laboral. O sucesso da escola deve-se à determinação e capacidade dos alunos, associado ao empenho e ao profissionalismo dos bons professores que nesta escola desempenharam ou desempenham as suas funções.

Devo lembrar também o trabalho incansável e meritório dos órgãos de direção que nos trinta anos assumiram funções de liderança em prol do sucesso do estabelecimento de ensino. Uma tarefa cada vez mais exigente, considerando todos os fatores económicos e sociais do nosso país.

Na escola partilham-se emoções e momentos únicos que ficam gravados na memória e na história de vida de cada cidadão.

Saúdo e felicito todos os agentes educativos, na esperança de que o êxito da escola permaneça e seja constante em benefício do desenvolvimento de Penalva do Castelo.

 

Michael de Pina Batista, ex-aluno entre 1992/93 e 2001/02,

hoje Formador ligado à formação profissional e pedagógica,

Empresário e Provedor da Santa Casa da Misericórdia local