No âmbito do projeto Erasmus+, Books& More, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo recebeu, entre os dias 24 de março e 4 de abril, alunos e professores oriundos da Polónia, França e Alemanha, para o terceiro encontro de trabalho entre os países participantes.

O projeto, que tem como principal objetivo desenvolver nos alunos competências de leitura e escrita em ambientes online multimédia, foi desenhado para que neste encontro em Portugal os alunos terminassem uma história original publicada por um escritor inglês, desfiassem a ciência com atividades experimentais e personalizassem capas de livros, dando asas à criatividade e imaginação “sitting with a book”. Para além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos, os grupos internacionais tiveram oportunidade de visitar a cidade de Aveiro, passear nos canais da ria, contactar com o mar e visitar o museu marítimo de Ílhavo, que preserva a memória do trabalho no mar, a cultura e identidade marítima dos portugueses no mundo.

Na opinião dos alunos e professores envolvidos, o balanço deste meeting foi muito positivo e a experiência gratificante, sobretudo na aprendizagem que proporcionou para o futuro dos jovens.

Finalmente, uma palavra de apreço e bem-haja a toda a comunidade educativa pela forma elevada como receberam e interagiram com os grupos; aos pais e alunos penalvenses que hospedaram os alunos estrangeiros e tão bem souberem enriquecer esta experiência.

O Coordenador do Projeto

Carlos Rodrigues

O Projeto + Contigo é um projeto regional que tem como população alvo alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário da região centro.  Na nossa escola estão a ser intervencionados os alunos do 7º ano de escolaridade.

A sua finalidade consiste na prevenção do suicídio, mediante a promoção da auto-estima, da resiliência psico-social e a prevenção de comportamentos de risco.

O projeto contempla sessões em contexto de sala de aula onde são trabalhados os conceitos ao longo do ano letivo.

O projeto tem um dia em que toda a comunidade escolar é convidada a participar no projeto, dia 12 de março, como esse dia coincidiu com o domingo, foi proposto durante a semana atividades relacionadas com o projeto de modo a integrar toda a escola.

 Assim ao longo da semana de 13 a 17 de março foram desenvolvidas atividades no âmbito do Dia + contigo, que se enumeram: