Entre os dias 2 e 5 de novembro decorreu, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, o terceiro encontro do Projeto Message.

Neste encontro apresentaram-se os resultados dos questionários aplicados aos alunos, encarregados de educação e professores sobre os estilos de vida dos adolescentes das escolas envolvidas neste projeto: Roménia, Turquia, Itália e Portugal.

Planificaram-se ainda as próximas etapas do projeto, decorrendo o próximo encontro na Polónia, em fevereiro de 2017.

Ajude-nos a aquecer as noites das Pessoas SEM-ABRIGO


Com o objetivo de promover o espírito de solidariedade e de entreajuda entre as pessoas e estimular uma cidadania ativa entre os membros da nossa comunidade educativa, alguns alunos de EMRC do 12.º ano propõem-se realizar algumas atividades de voluntariado junto de pessoas sem-abrigo, na comunidade dos Missionários da Consolata, na cidade do Porto, no próximo dia 30 de novembro, à noite.
Assim, convidamos a comunidade educativa a colaborar com a doação de cobertores, mantas; produtos alimentares como massas, fruta, leite...
Os produtos podem ser entregues junto da telefonista da escola-sede do AEPC, nos dias 29 e 30 de novembro.
Os bens recolhidos serão entregues à equipa de apoio à Pessoa sem-abrigo, no dia 30 de novembro de 2018.

O grupo disciplinar de EMRC

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo e por iniciativa da disciplina de EMRC, têm sido realizadas visitas a Taizé (Comunidade Ecuménica Cristã situada na região da Borgonha, em França), por parte dos nossos alunos do ensino secundário, evento que se tem revelado marcante no percurso de vida e formativo dos mesmos.

Com o intuito de trazer um pouco de Taizé para a comunidade local, preparando assim a próxima ida, de proporcionar espaços de encontro que ajudem cada um a retomar alento e coragem para assumir compromissos ou dar continuidade a responsabilidades assumidas na vida quotidiana, os alunos de EMRC do 11º ano do AEPC convidam todos os interessados a partilharem um pouco do espírito de Taizé.

ESTÁS CONVIDADO(A)!

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento e integrado nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, decorreu, no passado dia 25 de outubro, uma prova de sopas na Escola Básica Integrada de Ínsua, atividade dinamizada pelo grupo de Matemática e Ciências do 2º Ciclo, com a colaboração do Curso Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria.

Ao longo da semana de 20 a 24 de novembro, cerca de 40 alunos do 7º ano de escolaridade participaram no concurso da Literacia 3D, uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora.

Este desafio pelo conhecimento, que decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, põe à prova as capacidades dos alunos em várias áreas, através de provas interativas disponibilizadas na plataforma online Escola Virtual.

A prova da literacia da leitura procurou consolidar aprendizagens e elevar os níveis de conhecimento num contexto similar ao das avaliações internacionais. Ficamos a aguardar os resultados.

 

Inserido no Plano de Atividades do Agrupamento, celebrou-se, no passado dia 31 de outubro, o halloween. No âmbito das atividades realizadas, destaca-se o concurso para a vassoura de bruxa mais original. Foram cerca de treze os exemplares apresentados, mas o júri escolheu a vassoura da aluna do 7º C, Márcia Adro, como a mais original.

À hora do lanche, os alunos e professores foram presenteados com um "Halloween tea" preparado pelos alunos do curso profissional de cozinha e pastelaria do 12ºC e pela professora Ângela Murtinheira. Como diz o ditado, em dia de bruxas ou há "doces" ou travessuras".

Eleição dos representantes dos docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo para o Conselho Municipal de Educação do Município de Penalva do Castelo.

O Dia Mundial da Filosofia celebra-se a 17 novembro, em 2016.

Este Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro.

O objetivo do dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade.

Este é um dia de reflexão e de questionamento!!!

Em Portugal realizam-se workshops nas faculdades de Filosofia e nas escolas secundárias, entre outras iniciativas.

A Filosofia é o estudo de problemas fulcrais para o homem como a realidade, a existência, o conhecimento, a razão, a linguagem....

A palavra Filosofia advém do grego, significando “amor pela sabedoria” e o filósofo é o “amigo do saber”.

Para celebrar a data, vamos pensar um pouco sobre o assunto e debater o tema que se indica mais abaixo, contribuindo assim com as nossas ideias.

Também podes ler algumas páginas das principais obras da Filosofia ou conhecer autores de Filosofia, explorar novas formas de promover o ensino e a aprendizagem da atividade filosófica.

No ano de 2016 (este ano), as celebrações da UNESCO desenvolvem-se em paralelo com o Dia Mundial da Tolerância, assinalado na véspera, enaltecendo a necessidade de novas práticas de filosofia no mundo de hoje, para incentivar o diálogo sobre as ligações com a tolerância e a atividade filosófica.

O coração tem razões que a razão desconhece” - Pascal

Vamos dar o nosso contributo!

O Grupo de Filosofia da Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo

On the 31st October, Halloween was celebrated with the 3rd contest for the best hat and pumpkin. Teachers Jaime Fernandes and Emília Sequeira, Mrs Lucinda and Mrs Olga from the staff were part of the 2016 jury.

Carina from the 8th C and Soraia from the 9th A won the 1st prize for the best Halloween hat. Nuno Gomes and Hugo Matos from the 7th C were the winner for the best handmade Halloween pumpkin.

At 3.40 pm the teachers and the staff were offered a Halloween tea full of horrible and scary sweets and cakes cooked by the 10th B class.

Thank you again teacher Ângela and the 10th B students for the lovely tea.

Segundo dia em Delmenhorst. Apresentação dos trabalhos (criação de tutoriais) e atividade nocturna na biblioteca. E pela manhã a neve apareceu para gáudio de todos. Até parece um conto de fadas (atividade para hoje).