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Tal como divulgado anteriormente, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo esteve representado na mobilidade Erasmus+ “Let’s do IT”, na Roménia, mais precisamente na cidade de Deva.
Do nosso Agrupamento deslocaram-se três docentes e sete discentes do nono ao décimo segundo anos, dos dias 19 a 26 de outubro.
O programa da mobilidade esteve subordinado ao tema “Green Week – From Waste to Art” e durante a semana foram desenvolvidas múltiplas atividades que chamaram a atenção e consciencializaram os alunos presentes para as problemáticas da sustentabilidade, reciclagem e proteção do ambiente, promovendo uma cidadania ecológica e atenta aos problemas do planeta Terra.
Para além de Portugal, estiveram presentes delegações da Alemanha, Itália, Polónia e, claro, da Roménia, o que permitiu que os nossos discentes enriquecessem as suas competências linguísticas em inglês e conhecessem novas culturas.
O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo orgulha-se de voltar a estar representado na mobilidade Erasmus+ “Let’s do IT”, desta vez na Roménia, mais precisamente na cidade de Deva, a qual se situa no distrito de Hunedoara, na Transilvânia, com cerca de 61.100 habitantes.
Em representação do nosso Agrupamento, deslocar-se-ão à Roménia três docentes (Professores Carla Silva, Paulo Santos e Teresa Barral) e sete discentes do nono ao décimo segundo anos (Inês Ferreira, Katia Pina, Lara Albuquerque, Matilde Carvalho, Nádia Pais, Simão Carvalho e Rui Costa), dos dias 19 a 26 de outubro.
O programa da mobilidade desenvolver-se-á à volta do tema “Green Week – From Waste to Art” e abordará problemáticas como a sustentabilidade, o consumo, o lixo e a arte.
Estando certos de que esta experiência nos enriquecerá muito a todos, após a realização da mobilidade daremos a conhecer os resultados da mesma.
“Let’s do it!”
A equipa Erasmus+
É com grande satisfação que anunciamos que os projetos eTwinning da nossa escola, “Circle of Friends” e “Pen Pal Adventure”, foram distinguidos com o Selo de Qualidade Nacional eTwinning!
O reconhecimento destes projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2023/2024, com todas as turmas do 3º e 4º ano, destaca o empenho e a dedicação dos nossos alunos e professores, que colaboraram com escolas de outros países europeus em atividades inovadoras e enriquecedoras.
O selo de qualidade reflete o trabalho criativo, colaborativo e de excelência que foi desenvolvido, promovendo a aprendizagem digital e o intercâmbio cultural.
Parabéns a todos os que contribuíram para este sucesso!
USO EXCESSIVO DE ECRÃS E TECNOLOGIAS DIGITAIS,
SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR
Temos vindo a assistir ao debate público sobre o uso dos ecrãs e tecnologias digitais no espaço escolar, face à sua crescente e excessiva utilização e pelo contacto cada vez mais precoce das crianças com equipamentos como os tablets e os smartphones.
A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IPS de Santarém, promove a 18.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.
Este concurso destina-se às crianças da Educação Pré-Escolar, aos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação, que podem fazer a sua inscrição, consoante a respetiva categoria.
Ao longo do ano letivo, são apresentados Desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, com o objetivo de sensibilizar para a importância da utilização segura, responsável e equilibrada das tecnologias digitais.
O primeiro desafio do ano letivo 2024-2025 já se encontra disponível, pelo que as Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, em Desafios SeguraNet.
No que se refere aos desafios dirigidos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico, as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios.
Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.