Learn.Eu
Cancelado devido às condições climatéricas adversas. A atividade será realizada em data a anunciar oportunamente.
Para ajudar as crianças e jovens a compreender melhor os seus direitos online, foi publicada uma versão síntese do “Regulamento dos Serviços Digitais em síntese – Medidas para proteger as crianças e jovens online”.O Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services ACT) é uma legislação da União Europeia que estabelece regras para os serviços digitais, com o objetivo de criar um ambiente online mais seguro para todos os utilizadores, especialmente para as crianças e jovens.
Destaque-se que esta regulamentação dos serviços digitais tem sido amplamente debatida e incluído os jovens europeus nesse debate. Um exemplo disso foi a conferência Safer Internet Forum 2023, que reuniu decisores políticos, investigadores, representantes da indústria, a rede dos Centros de Internet Segura, durante a qual a Comissão Europeia e a European SchoolNet promoveram diversas reuniões de trabalho e definiram um grupo de foco que inclui jovens de alguns países, no qual Portugal também está representado.
Assista ao vídeo, onde o embaixador europeu do programa Better Internet for Kids e Líder Digital, João Lopes, explica o que é o Digital Services ACT para ficarmos a conhecer melhor este regulamento. vídeo
No âmbito da disciplina de Inglês, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo recebeu, no dia 14 de março, a companhia teatral My Heart Theatre que apresentou a peça de teatro Jack and the Horrible Family, destinada aos alunos dos 1.º e 2º ciclos.
A representação teve muito sucesso e proporcionou aos alunos momentos de diversão e uma experiência diferente de contacto com a aprendizagem da língua inglesa através de uma narrativa e jogos dramáticos.
Sendo uma peça de teatro interativa, os alunos foram convidados a participar no desenvolvimento da história: ajudar Jacky a reconciliar os seus tios e a escapar aos terríveis gigantes que só pensam em comer crianças. Deixando-se levar pela narrativa, os alunos aplicaram e praticaram, de forma dinâmica, conteúdos trabalhados na disciplina de Inglês, divertindo-se imenso.
Para reforçar os conteúdos, os alunos participaram ainda em diversas atividades lúdicas antes ou depois da peça e, no 1.º ciclo, as crianças revelaram ainda as suas capacidades artísticas, ilustrando cenários da peça de teatro que foram divulgados no blogue da disciplina.
Aproveitamos este espaço para felicitar os três atores de My Heart Theatre, Mariana Pipa, Federica Balbi e Richard Remédios, que conduziram brilhantemente as crianças e jovens numa narrativa encantadora e misteriosa. Agradecemos também a todos os alunos que participaram ativa e entusiasticamente nas peças, assim como nas atividades pós-peça.
Os Professores de Inglês
"Aplicações suportadas por Inteligência Artificial (IA)” é o título da campanha que pretende sensibilizar para questões relacionadas com a Inteligência Artificial (IA).
Promovida pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e integrada na ação do Centro Internet Segura, esta campanha é composta por uma brochura informativa, dirigida a pais e educadores, intitulada "O que Pais e Educadores precisam de saber sobre as Aplicações Suportadas por IA" e, ainda, por um conjunto de ilustrações com recomendações dirigidas aos alunos sobre as aplicações suportadas por IA, nomeadamente: “Conhece e respeita as orientações”, “Tolerância Zero com a Discriminação e Discurso de Ódio”, “Desenvolve as tuas Competências” e o “Equilíbrio no Tempo de Ecrã” (consulte a galeria com as ilustrações). Estes recursos pretendem ser mais um auxiliar com algumas recomendações, para uma utilização adequada das ferramentas de IA generativa, em contexto educativo.
À semelhança das campanhas de sensibilização anteriores, sugere-se que os diversos conteúdos sejam disseminados e abordados junto dos alunos, recomendando-se, ainda, a sua divulgação junto da comunidade educativa em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. De notar que, devido à pertinência da temática, os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias, das associações juvenis, entre outros.
Para mais informações sobre esta campanha SeguraNet, visite a página da iniciativa.
Esta semana ficará na nossa memória pelas piores razões: faleceu a professora Fernanda Bandeira, do grupo disciplinar 300 – Português e do quadro do AEPC desde setembro de 1996 e até fevereiro de 2020, altura em que passou à aposentação por motivos de saúde.
A professora Fernanda revelou-se sempre uma pessoa dedicada, cordial e sempre disponível para os desafios do nosso quotidiano profissional.
Nesta hora, o AEPC mostra-se solidário com a família e agradece, reconhecidamente, o contributo da professora Fernanda no seio da nossa comunidade.
O Órgão de Gestão