Filtros
A Equipa de Intervenção Precoce de Sátão realizou uma atividade no dia 21 de junho nos Jardins de Infância do Agrupamento.
A atividade decorreu no Jardim de Infância de Sezures e na Biblioteca da EBI para  as quatro salas dos Jardins de Infância de Penalva do Castelo, no período  da manhã, e para os Jardins de Infância do Castelo e Corga, no período da tarde.
No âmbito da atividade definida  pelas Educadoras da intervenção Precoce, Hermínia Pina, Manuela Gonçalves e Margarida Quintal, enfermeira Cláudia Viana e colaboração da terapeuta da fala Janete Silva e professora de Teatro do Agrupamento de Escolas de Sátão, Isabel Lopes, foi representada uma pequena peça de teatro baseada na história: "De que cor é um beijinho?", onde as crianças foram desafiadas a interagir em vários momentos da história, no pensamento e expressão sobre as cores e as emoções a elas associadas.
No final, todas as crianças dos grupos do ensino pré-escolar receberam uma imagem para colorir e levaram para casa um livrinho onde constam atividades para estimulação do desenvolvimento da linguagem, da consciência fonológica (segmentação silábica de palavras) e para a capacidade expressiva no domínio sintático da linguagem (finalização de frases). Também  informação para os pais/famílias, salientando a importância das histórias, da leitura partilhada e estratégias para as explorar com as crianças desde cedo.

A ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA E O NOSSO CONCELHO CONQUISTARAM O 2º E O 3º PRÉMIO DA 12ª EDIÇÃO DO CONCURSO WANTED – ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DE VDL

Os alunos André Filipe Costa, Roberto Francisco e Rodrigo Almeida, bem como Davide Gomes e Rodrigo Silva, respetivamente do 2º e 3º ano do curso profissional de Técnico de Eletrotecnia, orientados pelos professores David Mateus e Roberto Sousa, conseguiram convencer o júri com os seus projetos “Piezo MAT” e “Human Energy”, na final intermunicipal decorrida em Viseu, na tarde do passado dia 29 de maio, em que estiveram presentes 28 alunos e 12 ideias finalistas dos agrupamentos escolares e escolas profissionais da área territorial dos 14 municípios de Viseu Dão-Lafões, entre as quais 3 originárias do nosso Agrupamento e concelho, aquele que viu mais projetos seus serem pré-selecionados.

Contrariamente às edições anteriores, em que cada um dos 14 municípios selecionava a respetiva a ideia mais inovadora, na presente edição foram admitidos os projetos que a entidade organizadora entendeu como os mais criativos, sem limite por concelho, tendo sido Penalva do Castelo o que viu mais ideias a serem admitidas e premiadas nesta fase final.

No total, foram concebidas 28 ideias de negócio, por 122 alunos do ensino secundário, os quais participaram em quatro bootcamps “Cria o Teu Futuro”, em Viseu, Tondela, Vouzela e Mangualde. Nestes, os candidatos a empreendedores usufruíram de um dia de formação intensiva, durante o qual tiveram a oportunidade de acelerar e melhorar as ideias empreendedoras.

No âmbito do Projeto "Meio Século de Democracia: testemunhos e memória intergeracional",  alguns trabalhos elaborados por alunos do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo foram distinguidos pela Direção Geral da Educação e publicados no sitio # Estudo em Casa.

Os trabalhos podem ser consultados  na página   Projeto | Meio Século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional | #EstudoemCasa@ (mec.pt)

ou através do youtub A vida no campo de batalha | AE Penalva do Castelo e Avô e a Guerra Colonial | AE Penalva do Castelo

PR2 “Caminho dos Galegos”/Rota de Santiago

No passado dia 2 de junho, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo realizou a XVIII edição deste evento marcante do seu Plano Anual de Atividades, com a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e o apoio da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva, da União das freguesias de Mareco e Vila Cova do Covelo, da União das freguesias de Tavares (Travanca, Chãs e Várzea) e de outras entidades como os Bombeiros Voluntários locais e a Associação de Pousadas.
A última edição registou uma expressiva participação de alunos do Agrupamento, especialmente do ensino secundário, os quais integraram assim os cerca de 100 figurantes, entre alunos, professores e funcionários, e atraiu cerca de 350 “peregrinos”, entre os quais 38 galegos de Ourense, a capital termal de Espanha, na vizinha Galiza, o que constituiu como que a internacionalização do nosso evento.

Aproxima-se uma nova fase para as crianças que irão ingressar no 1º ciclo. Novos/as professores/as, novas rotinas, novas aprendizagens, novas pessoas e com muitas emoções à mistura para elas e para os pais.

Deste modo, vimos por este meio convidá-lo a estar presente numa sessão de reflexão e partilha intitulado “Conversas sobre… a entrada no 1º Ciclo”.

Esta sessão terá lugar no dia 6 de Junho das 18h00 às 19h30, na Escola BÁSICA DA ÍNSUA- Biblioteca Escolar.

Uma iniciativa Medida “Envolvimento Familiar” e Serviços de Psicologia e Orientação- AEPC.