Filtros

A organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática, realizando-se todos os anos a nível nacional.

Tem como objetivos estimular o gosto e o estudo pela matemática, tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora e permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina.

O concurso consiste numa única prova que na versão escolar apresenta 24 questões de escolha múltipla de dificuldade crescente sendo a pontuação máxima de 120 pontos.

Neste ano, a Escola Básica de Ínsua contou com a participação de 57 alunos do 2º ciclo.

Com o imenso empenho e interesse manifestado, os alunos conseguiram resultados deveras compensadores. 

A organização do concurso indicou que o aluno, Tomás Claro Nunes do 6ºB, obteve o 1º lugar e o Bernardo José Costa do 6ºC, obteve o 6º lugar de entre os 21 538 participantes que realizaram a prova a nível nacional pelo que ambos foram premiados.

Todos os alunos estão de parabéns pelo fantástico desempenho! 

Na tarde do dia 16 de maio, os alunos dos sétimos anos (turmas A, B e C) e de 12º ano de Física tiveram o privilégio de assistir a uma palestra online, dinamizada pela Engenheira Marília Matos, ex-aluna do nosso Agrupamento. A nossa estimada palestrante veio partilhar connosco a sua fantástica experiência na ESA, Estacão Espacial Europeia, onde trabalha, desde 2019 , no campus em Roma, chamado ESRIN, focado nos domínios da Observação Terrestre e que tem ainda um departamento de foguetões, onde colabora e onde estão a desenvolver um projeto chamado Space Rider, que é um veículo reutilizável até 5 vezes, que vai orbitar a Terra por dois meses
antes de reentrar (os Açores são um dos possíveis locais de aterragem que estão a avaliar). Enquanto está em órbita, o Space Rider vai levar a cabo experiências de Universidades ou empresas particulares/públicas.
Foi uma palestra cativante e inspiradora, com uma linguagem esclarecedora, clara e acessível, que foi de encontro ao interesse do público-alvo, onde a Eng. Marília nos mostrou que, com humildade, muito trabalho e perseverança, é possível concretizarmos os nossos sonhos e onde, com o seu bom testemunho pessoal e profissional, revelou a magia e o papel determinante da Exploração Espacial, da Astronomia e da Ciência, e também da Escola, nas nossas vidas! Um grande bem-haja à Eng. Marília!

A Professora de Físico-química,
Rosa Maria Rodrigues Figueiredo

No âmbito dos DAC´s (Domínios de articulação curricular), as turmas dos sétimos anos, A, B e C, desenvolveram, ao longo do presente ano letivo, trabalhos de pesquisa diversos à volta do tema: “Água - bem maior”. O produto final consistiu numa apresentação, defesa e exposição dos trabalhos realizados nas diferentes disciplinas, que decorreu na reta final do semestre, nas vitrines do átrio da Escola. Pretendeu-se, assim, desenvolver um trabalho interdisciplinar com a colaboração das diversas disciplinas, em articulação curricular, com base nas aprendizagens essenciais e privilegiando o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise. 

Neste âmbito, decorreu ainda, no passado dia catorze de março, a visita de estudo à Nossa Senhora de Lourdes. Os alunos dos sétimos anos, acompanhados das respetivas Diretoras de Turma, a Professora de Matemática, Isabel Cunha, e a Professora de Educação Física, Teresa Barral, saíram da Escola rumo ao parque Nossa Senhora de Lourdes. Os alunos fizeram o registo fotográfico do rio Côja e das paisagens envolventes, caminharam, brincaram, conviveram e lancharam. 

Foi um projeto interessante, com uma boa participação por parte dos alunos, que decorreu com sucesso, graças à colaboração e espírito de entreajuda de todos os intervenientes! Bem hajam a todos! 

As Diretoras de Turma dos 7ºs anos,

Ana Paula Tomás

Paula Amaral

Rosa Maria Figueiredo

Ao longo deste 2º Semestre, foi proposto, aos alunos dos 7ºs anos (Turmas A, B e C), a planificação e realização de trabalhos de pesquisa e investigação, em grupo, no âmbito do tema “Energia”, na disciplina de Físico-química. Propôs-se também a realização de maquetes sobre fontes de energia renováveis, utilizando materiais simples recicláveis. Esses mesmos trabalhos foram depois apresentados e defendidos em sala de aula, o que permitiu o desenvolvimento de competências de pesquisa, de seleção de informação e de comunicação, além de permitir melhorar a autonomia, a criatividade, o espírito de equipa e de interajuda. 

Os alunos, com a ajuda e orientação da professora e das famílias, empenharam-se e estão todos de parabéns, tendo realizado trabalhos excelentes, originais e com muita qualidade. A exposição das maquetes foi exposta e partilhada com a Comunidade Educativa, no átrio da Escola.  Parabéns e gratidão a todos!

A Professora de Físico-química,

Rosa Maria Rodrigues Figueiredo

No dia 10 de maio, na Sala de Ambientes Col@borativos de Aprendizagem, realizou-se a Grande Final Internacional do SuperTmatik - Cálculo Mental (online), em que os nossos alunos, mais uma vez, obtiveram resultados bastante honrosos para a nossa escola. Este ano a competição internacional envolveu 30850 alunos do 8ºano e 28300 alunos do 9ºano.

O Grupo de Matemática considera esta atividade uma mais-valia para os nossos alunos. Pretende-se fomentar o interesse pela aprendizagem, contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos, reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar. Este ano participaram alunos do 8º e 9º anos. É notório o entusiasmo e empenho dos alunos nesta atividade.