Conselho Geral
Competências emocionais e sociais para a educação
O projeto "Feel It" procurou criar mecanismos na prevenção e diagnóstico das competências emocionais dos alunos.
Numa sociedade em que os jovens estão cada vez mais sujeitos a situações de ansiedade e de constantemente lhes ser exigido saber lidar com as suas próprias emoções, este projeto pretendeu criar um curso que ajudasse as escolas a identificar as emoções dos seus alunos e muni-los de ferramentas e competências para a autorregulação e controlo emocional dos mesmos.
A ansiedade e a depressão dos jovens estão em níveis recorde (resultado da análise dos dados da amostra) e da experiência diária na relação com os alunos. Estudos mostram que 1 em cada 3 jovens (12-24 anos) sentem ansiedade regularmente. A maioria não é diagnosticada e segue a sua vida sem qualquer acompanhamento, o que leva a que mais de metade dos problemas de saúde mental se desencadeiem antes dos 14 anos de idade. Uma vez combinadas as variáveis próprias desta idade (ex: stress), provocam um impacto muito negativo na Saúde Mental, isto é, no desempenho geral e na qualidade da vida quotidiana.
A quem se destina?
O objetivo do projeto é desenvolver competências emocionais e sociais nos alunos dos 12 aos 17 anos no âmbito de um programa de aprendizagem com recurso a ferramentas digitais e abordagens de aprendizagem à distância. Deste modo, pretende-se fornecer aos educadores conteúdos inovadores de formação e ferramentas digitais para aplicar as competências da inteligência emocional na sua atividade diária, melhorando e atualizando assim os seus conhecimentos e competências pedagógicas, metodológicas e processuais para uma vida com sentido num mundo cada vez mais desorganizado.
TAREFA DIFICIL!!! NÃO IMPOSSÍVEL!
"Contributing to a kinder, more caring and inclusive world thanks to Erasmus+"
Mobilidade Erasmus+ em Senigallia, Itália
De 11 a 15 de novembro, um grupo de 9 alunos e 3 professores do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo participou numa mobilidade Erasmus+ “Let’s do IT”, em Senigallia, na Itália, juntamente com alunos da Polónia e da Letónia.
Com o objetivo de contribuir para a construção de um mundo mais empático, solidário, e inclusivo, este intercâmbio proporcionou diversas atividades culturais e educacionais que incluíram: a representação teatral do grupo de artes cénicas da escola de acolhimento, para sensibilizar quanto à importância de expressar os sentimentos; momentos de reflexão e partilha de ideias/opiniões; construção de torres com materiais reciclados e criação de diálogos para promover a reflexão crítica e a resolução de problemas; exposição fotográfica com ênfase na expressão dos afetos, em contraste com o impacto das palavras; escrita colaborativa de haikus; TED Talks para compartilhar ideias inspiradoras e incentivar mudanças individuais para uma sociedade mais solidária e inclusiva; visita histórica e espiritual à cidade de Assis e descoberta do legado de San Francesco d'Assisi; visita ao museu Tattile Statale de Omero, em Ancona, e participação num workshop sobre inclusão.
Todas estas experiências de aprendizagem permitiram explorar, de forma diferente, os caminhos da empatia, da solidariedade e da inclusão nas relações diárias – valores que ultrapassam fronteiras e inspiram a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, os alunos aprimoraram as suas competências comunicativas em Inglês, trabalharam de forma colaborativa e fortaleceram os laços de amizade e compreensão mútua com os estudantes dos países envolvidos.
Em conclusão, a mobilidade em Senigallia refletiu o lema do programa Erasmus+, "Enriching lives, opening minds".
A Equipa Erasmus+
AVISO-CONVOCATÓRIA
Nos termos do artigo 15.° dos estatutos da associação, convoco todos os pais e encarregados de educação para uma assembleia geral ordinária, a realizar no dia 13 de dezembro de 2024, pelas 20:30 horas, na sede do agrupamento (escola azul), com a seguinte ordem de trabalhos:
1º. Apreciação do relatório e contas da direção;
2°. Eleição da mesa, direção e conselho fiscal.
Nos termos do disposto no artigo 18.°, as listas candidatas deverão ser entregues ao presidente da assembleia geral, acompanhadas do respetivo programa, do dia 22 de novembro de 2024 a dia 6 de dezembro de 2024.
Em conformidade com o disposto no artigo 19.°, se à hora marcada não estiver presente um mínimo de metade dos pais ou encarregados de educação, a assembleia geral iniciará 30 minutos depois com qualquer número de associados.
Penalva do Castelo, 12 de novembro de 2024.
O Presidente da Assembleia
Mário J. P. Albuquerque