O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo está, mais uma vez, a desenvolver o programa Parlamento dos Jovens, no Ensino Básico e no Ensino Secundário. VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO – caminhos para uma escola plural e participativa é o tema proposto para este ano, para todos os ciclos de ensino envolvidos.
O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República (AR), em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
O programa desenvolve-se em várias fases, ao longo do ano letivo, e tem como objetivos: incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Até ao final do primeiro semestre letivo, decorre a primeira fase - a fase de escola – e os nossos jovens estão a organizar-se em listas e a debater o tema para redigirem as suas propostas.
Neste mês de janeiro, estão em curso as eleições e a Sessão escolar de cada ciclo de ensino e, no passado dia 15, realizou-se uma conferência-debate com a Deputada da Nação Lúcia Silva, do Partido Socialista, eleita por Viseu, em que os estiveram os alunos do ensino básico e do ensino secundário que mais se envolveram nesta iniciativa, bem como os professores-coordenadores e Diretora do AEPC.
Os professores-coordenadores no AEPC
Maria do Céu Gonçalves (Ensino Básico)
Carlos Clemente (Ensino Secundário)