Entre os dias 21 e 27 de janeiro de 2024, seis docentes e dezasseis discentes do ensino secundário (geral e profissional) participaram de forma entusiástica, no âmbito do Projeto Erasmus+, numa mobilidade em Delmenhorst, no norte da Alemanha, mais concretamente em parceria com a Escola “Max-Planck-Gymnasium”.

A nossa comitiva foi muito bem recebida por um grupo de professores alemães e outros dezasseis estudantes germânicos, que acolheram os nossos alunos nas suas casas durante toda a semana, de forma hospitaleira e num verdadeiro espírito de promoção da língua inglesa e dos valores europeus.

Ao longo dos vários dias da semana, foram diversas e muito produtivas as atividades desenvolvidas entre todos, num espírito de verdadeira colaboração, ao serviço, principalmente, dos alunos que estiveram envolvidos nesta mobilidade e da observação da metodologia CLIL.

Destacamos como principais objetivos da mobilidade supramencionada a oportunidade de conhecer de forma mais próxima colegas alemães e as suas boas práticas educativas e de participar em experiências de aprendizagem colaborativas com base no desenvolvimento de trabalhos de projeto; os discentes envolvidos participaram em atividades de aprendizagem interculturais com o grupo escolar germânico, mas também com as famílias de acolhimento, e compreenderam melhor o sistema de educação alemão, interagindo com os colegas e acompanhando-os nas suas rotinas escolares, nomeadamente nas aulas. Contaram, sempre, com a colaboração dos docentes das equipas Erasmus+ portuguesa e alemã. Esta interação culminou com a elaboração de um projeto comum, entre os estudantes de ambas as nacionalidades, em que foram produzidos podcasts, em Inglês, subordinados ao tema “Ser jovem na Alemanha e em Portugal”.

Do programa semanal fizeram ainda parte vários momentos de Job Shadowing (para os professores da equipa), que consistiram na observação de aulas de diferentes disciplinas. Esta prática permite aprender sobre e ficar a conhecer, in loco, outros sistemas educativos através de boas práticas e, assim, adquirir uma compreensão mais ampla desses mesmos sistemas em diferentes países. Outra vantagem deste tipo de interação é o aperfeiçoamento da língua inglesa, de modo a implementar novas dinâmicas de trabalho, baseadas em projetos que envolvam parceiros europeus, com benefícios para os próprios estudantes.

Salientamos, assim, o enriquecimento linguístico, cultural e histórico proporcionado em todos os momentos desta mobilidade, através das aulas observadas, das visitas guiadas a vários pontos culturais e históricos de Delmenhorst, Bremen e Hamburgo e da convivência entre todos os intervenientes.

Um agradecimento especial a todos quantos estiveram envolvidos, das mais variadas formas, nesta semana de encontro Erasmus e contribuíram para que tudo fosse um sucesso!

A Equipa Erasmus