Regimentos e regulamentos
Entre os dias 21 e 27 de janeiro de 2024, seis docentes e dezasseis discentes do ensino secundário (geral e profissional) participaram de forma entusiástica, no âmbito do Projeto Erasmus+, numa mobilidade em Delmenhorst, no norte da Alemanha, mais concretamente em parceria com a Escola “Max-Planck-Gymnasium”.
A nossa comitiva foi muito bem recebida por um grupo de professores alemães e outros dezasseis estudantes germânicos, que acolheram os nossos alunos nas suas casas durante toda a semana, de forma hospitaleira e num verdadeiro espírito de promoção da língua inglesa e dos valores europeus.
Ao longo dos vários dias da semana, foram diversas e muito produtivas as atividades desenvolvidas entre todos, num espírito de verdadeira colaboração, ao serviço, principalmente, dos alunos que estiveram envolvidos nesta mobilidade e da observação da metodologia CLIL.
Destacamos como principais objetivos da mobilidade supramencionada a oportunidade de conhecer de forma mais próxima colegas alemães e as suas boas práticas educativas e de participar em experiências de aprendizagem colaborativas com base no desenvolvimento de trabalhos de projeto; os discentes envolvidos participaram em atividades de aprendizagem interculturais com o grupo escolar germânico, mas também com as famílias de acolhimento, e compreenderam melhor o sistema de educação alemão, interagindo com os colegas e acompanhando-os nas suas rotinas escolares, nomeadamente nas aulas. Contaram, sempre, com a colaboração dos docentes das equipas Erasmus+ portuguesa e alemã. Esta interação culminou com a elaboração de um projeto comum, entre os estudantes de ambas as nacionalidades, em que foram produzidos podcasts, em Inglês, subordinados ao tema “Ser jovem na Alemanha e em Portugal”.
Do programa semanal fizeram ainda parte vários momentos de Job Shadowing (para os professores da equipa), que consistiram na observação de aulas de diferentes disciplinas. Esta prática permite aprender sobre e ficar a conhecer, in loco, outros sistemas educativos através de boas práticas e, assim, adquirir uma compreensão mais ampla desses mesmos sistemas em diferentes países. Outra vantagem deste tipo de interação é o aperfeiçoamento da língua inglesa, de modo a implementar novas dinâmicas de trabalho, baseadas em projetos que envolvam parceiros europeus, com benefícios para os próprios estudantes.
Salientamos, assim, o enriquecimento linguístico, cultural e histórico proporcionado em todos os momentos desta mobilidade, através das aulas observadas, das visitas guiadas a vários pontos culturais e históricos de Delmenhorst, Bremen e Hamburgo e da convivência entre todos os intervenientes.
Um agradecimento especial a todos quantos estiveram envolvidos, das mais variadas formas, nesta semana de encontro Erasmus e contribuíram para que tudo fosse um sucesso!
Nos passados dias 7 de dezembro e 18 de janeiro, decorreu uma curta formação em Marketing Pessoal, dinamizada pela Psicóloga Helga Rodrigues, responsável pelo Gabinete de Psicologia da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.
Enquadrada no Plano Anual de Atividades dos Serviços de Psicologia e Orientação do AEPC e tendo como destinatários os alunos do 12º ano de cursos profissionais secundários, esta formação convergiu para a ampliação e consolidação de conhecimentos e ferramentas referentes à procura ativa de emprego, sensibilizando e envolvendo estes jovens do ensino profissional em atividades de planeamento da sua inserção no mundo do trabalho.
O nosso agradecimento à formadora pela colaboração e empenho.
Os projetos eTwinning “A Friend is a Treasure” e “Learning English with eTwinning School”, desenvolvidos ao longo do ano letivo 2022/2023 na disciplina de Inglês com todos os alunos dos 3º e 4º anos, já tinham sido distinguidos a nível nacional com Selos de Qualidade eTwinning atribuídos pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning.
Agora, o reconhecimento da qualidade destes 2 projetos chegou ao nível Europeu com a atribuição de Selos Europeus de Qualidade por parte do Serviço Central de Apoio Europeu.
“O Selo de Qualidade Europeu é uma segunda marca de sucesso e indica que o projeto atingiu um determinado padrão europeu. Este avalia o trabalho de todos os professores e alunos que participam num projeto eTwinning. Os projetos que recebem um Selo de Qualidade Europeu são os que obtiveram a classificação mais elevada entre os que receberam o Selo de Qualidade Nacional. Estes projetos são exemplos de uma colaboração europeia bem-sucedida.” (European School Education Platform:
https://school-education.ec.europa.eu/en/recognition/european-quality-label)
Parabéns a todos os envolvidos pela dedicação e empenho!
O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo está, mais uma vez, a desenvolver o programa Parlamento dos Jovens, no Ensino Básico e no Ensino Secundário. VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO – caminhos para uma escola plural e participativa é o tema proposto para este ano, para todos os ciclos de ensino envolvidos.
O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República (AR), em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
O programa desenvolve-se em várias fases, ao longo do ano letivo, e tem como objetivos: incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Até ao final do primeiro semestre letivo, decorre a primeira fase - a fase de escola – e os nossos jovens estão a organizar-se em listas e a debater o tema para redigirem as suas propostas.
Neste mês de janeiro, estão em curso as eleições e a Sessão escolar de cada ciclo de ensino e, no passado dia 15, realizou-se uma conferência-debate com a Deputada da Nação Lúcia Silva, do Partido Socialista, eleita por Viseu, em que os estiveram os alunos do ensino básico e do ensino secundário que mais se envolveram nesta iniciativa, bem como os professores-coordenadores e Diretora do AEPC.
Os professores-coordenadores no AEPC
Maria do Céu Gonçalves (Ensino Básico)
Carlos Clemente (Ensino Secundário)
Encontram-se abertas as inscrições para o curso de formação e-learning “Contributo para a personalização e diversidade pelos professores autores na plataforma MILAGE”, que irá decorrer entre os dias 23 de janeiro e 12 de junho de 2024.
Este curso, destinado a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário, com uma duração de 50 horas (8h síncronas), tem como objetivo explorar a aplicação Milage Aprender+ Professores, com vista à produção de conteúdos de sensibilização no âmbito da Cidadania Digital.
Os docentes interessados deverão consultar mais informações sobre o curso e efetuar a sua inscrição online (Centro de Formação da Universidade do Algarve) até ao dia 15 de janeiro.