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O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo orgulha-se de voltar a estar representado na mobilidade Erasmus+ “Let’s do IT”, desta vez na Roménia, mais precisamente na cidade de Deva, a qual se situa no distrito de Hunedoara, na Transilvânia, com cerca de 61.100 habitantes.

Em representação do nosso Agrupamento, deslocar-se-ão à Roménia três docentes (Professores Carla Silva, Paulo Santos e Teresa Barral) e sete discentes do nono ao décimo segundo anos (Inês Ferreira, Katia Pina, Lara Albuquerque, Matilde Carvalho, Nádia Pais, Simão Carvalho e Rui Costa), dos dias 19 a 26 de outubro.

O programa da mobilidade desenvolver-se-á à volta do tema “Green Week – From Waste to Art” e abordará problemáticas como a sustentabilidade, o consumo, o lixo e a arte.

Estando certos de que esta experiência nos enriquecerá muito a todos, após a realização da mobilidade daremos a conhecer os resultados da mesma.

“Let’s do it!”

A equipa Erasmus+

MEDIDA ENVOLVIMENTO FAMILIAR 

Hoje, dia 10 de Outubro, dia Mundial da Saúde Mental, a Medida Envolvimento Familiar, decidiu desafiar as FAMÍLIAS dos alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário do nosso Agrupamento.

Vejam o vídeo e atrevam-se!

Porque cuidar da saúde mental em FAMÍLIA, é essencial!

USO EXCESSIVO DE ECRÃS E TECNOLOGIAS DIGITAIS,

SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Temos vindo a assistir ao debate público sobre o uso dos ecrãs e tecnologias digitais no espaço escolar, face à sua crescente e excessiva utilização e pelo contacto cada vez mais precoce das crianças com equipamentos como os tablets e os smartphones.

A relação com as tecnologias tem efeitos no comportamento, na saúde física e mental e no bem-estar. Mas quais são esses impactos?

As evidências científicas têm identificado tanto benefícios como efeitos nefastos, sendo que, os mesmos impactos não têm de o ser para todos ou em qualquer idade. Os riscos dos ecrãs e tecnologias digitais parecem relacionar-se, em particular, com o tempo excessivo de utilização e com maior exclusividade, relativamente às atividades sem ecrãs; ao prejuízo na qualidade das relações (na família e com os pares) e o que se ouve, vê e faz online (consulte os documentos abaixo).

Mas, afinal, quais são os limites de tempo? Quais são os perigos e riscos? Pode mesmo ficar-se dependente? Como podemos ajudar-nos? O que podemos fazer para que crianças e jovens criem uma relação equilibrada com os ecrãs e tecnologias digitais?

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IPS de Santarém, promove a 18.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.
Este concurso destina-se às crianças da Educação Pré-Escolar, aos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação, que podem fazer a sua inscrição, consoante a respetiva categoria. 
Ao longo do ano letivo, são apresentados Desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, com o objetivo de sensibilizar para a importância da utilização segura, responsável e equilibrada das tecnologias digitais.
O primeiro desafio do ano letivo 2024-2025 já se encontra disponível, pelo que as Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, em Desafios SeguraNet.
No que se refere aos desafios dirigidos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico, as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios.  
Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.