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Ao obter a aprovação do Plano de Acreditação Erasmus+ para o quadriénio 2023-2027, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo criou pontes para promover a mobilidade e cooperação internacional com intuito de promover a diversidade e enriquecer a experiência educacional de todos os envolventes.

Desta vez, o nosso agrupamento teve o prazer de ser anfitrião de um grupo de professores de França que esteve em Job Shadowing em diferentes turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade.  Ao longo destes três dias, os professores parceiros bem como os professores do nosso agrupamento tiveram a oportunidade de aprender sobre práticas de ensino, métodos pedagógicos, currículos e sistemas educacionais diferentes dos seus próprios. A troca de experiências, a partilha de conhecimentos e a aquisição de novas perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem contribuíram para o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos. Por outro lado, este encontro Erasmus proporcionou a oportunidade para a criação de pontes para futuras parcerias em projetos colaborativos com alunos dos 1º e 2º ciclos.

Como não poderia deixar de ser, os docentes que nos visitaram foram brindados com momentos culturais, como a visita guiada à cidade de Viseu, ao Museu da História da Cidade assim como uma visita ao Solar do queijo serra da Estrela, ao castelo e à Igreja matricial em Celorico da Beira, todos situados na zona histórica. E, como a gastronomia é parte essencial da cultura de cada país e região, o formador e chefe de cozinha António Santos, teve a amabilidade de organizar um workshop de sabores da terra (produtos endógenos) no seu “atelier gastronómico”, em Celorico da Beira, onde os nossos visitantes “puseram as mãos na massa” com a orientação do mesmo, após o qual professores franceses e portugueses fortaleceram laços degustando iguarias tradicionais.

Um agradecimento especial a todos quantos estiveram envolvidos, das mais variadas formas, neste encontro de Job Shadowing e contribuíram para que tudo fosse um sucesso!

 

A equipa Erasmus+

No âmbito do programa de Educação para a Saúde, no passado dia 12 de abril, este Agrupamento de Escolas recebeu a Associação SOL, a qual tem como objetivo geral assegurar a continuidade de cuidados/apoio social a crianças/jovens que vivem com infeção por VIH/SIDA, sem retaguarda familiar ou cuja família não possui condições (sociais, económicas, habitacionais, emocionais, etc.), apoiando-as através de um acompanhamento biopsicossocial, assegurando as suas necessidades básicas”. (https://www.associacaosol.com/anossahistoria )

          A Associação esteve representada pela sua Educadora Social, Vitória Pereira, que, sob o lema “Viver com VIH” (Vírus da Imunodeficiência Humana), realizou sessões de informação e esclarecimento acerca deste tema a todas os alunos do 8º e 10º anos, ampliando o conhecimento destes, debatendo mitos e verdades sobre o VIH e a Sida e sensibilizando os jovens para a importância da escolha de comportamentos seguros e saudáveis, na vivência da sua sexualidade.

         O nosso agradecimento à Associação SOL pela sua honrosa missão e à Educadora Social Vitória Pereira, em particular, pelo seu contributo e entrega à educação para prevenção da infeção pelo VIH/Sida.

As matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 realizam-se nas seguintes datas:

  • Pré-escolar e Ia ano do ensino básico: 15 de abril até 15 de maio
  • 2º, 3º, 4º, 5º ano do ensino básico: 6 de julho a 12 de julho
  • 6º, 7º, 8º, 9º e 11º ano de escolaridade: 22 de junho até 2 de julho
  • 10º e 12º ano de escolaridade: 15 de julho a 20 de julho.

A renovação automática aplica-se no 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º e 11º ano de escolaridade quando:
-    Não há transferência de escola
-    Não é alterado o encarregado de educação
-    Não é alterado o curso
-    Não há necessidade de escolher disciplinas.

As matrículas efetuam-se através do Portal das Matrículas:
(https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/index.html ). Em caso de dúvida, devem deslocar-se aos Serviços Administrativos do Agrupamento.

As listas de crianças e alunos que requereram ou a quem foi renovada a matrícula são elaboradas e divulgadas, de acordo com os seguintes prazos:
a)    Até ao último dia útil do mês de maio, no caso de matriculas na educação pré-escolar e no 19 ano do 1º ciclo do ensino básico;
b)    Até ao 5º dia útil após o fim do período de matrícula e de renovação de matrícula para os alunos dos 5º, 7º e 10º anos de escolaridade e do 10 ano do ensino e formação profissional.
As listas dos alunos admitidos são publicadas:
a)    No primeiro dia útil do mês de julho, no caso da educação pré-escolar e do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico;
b)    No primeiro dia útil do mês de agosto, no caso dos restantes anos do ensino básico e do ensino secundário, com indicação do curso em que cada aluno foi admitido.

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 101º do Código do Procedimento Administrativo, encontra-se, a partir do dia 5 de abril de 2024, em consulta pública o Projeto do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.
Os interessados devem dirigir, por escrito, as suas sugestões, para o email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , à Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, no prazo de 30 dias, a contar desta data.
 
A Presidente do Conselho Geral
Cristina Marques Tavares