Filtros

O objetivo deste dia, que surgiu em 1924 na sequência do primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão, é consciencializar os consumidores para a necessidade de poupar, tendo em conta que o consumo deve ser efetuado de uma forma consciente e responsável, por forma a evitar o sobre-endividamento. Pretende-se, ainda, divulgar a necessidade de todas famílias/consumidores disporem de uma certa liquidez para fazer face a situações imprevistas no futuro.

Assim, a Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do domínio “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”, vem apresentar algumas sugestões de trabalho que poderão ser utilizadas para promover as competências de literacia financeira nos alunos desde a educação pré-escolar ao ensino secundário.

Esses recursos encontram-se disponíveis em:

Domínio de Literacia Financeira e Educação para o Consumo;
Estudo em Casa - Literacia Financeira.

A DGE vem, simultaneamente, apelar à partilha de Boas Práticas de atividades/projetos desenvolvidos pelas Escolas no âmbito da “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”. Para tal aceda ao site da Educação para a Cidadania.

(Fonte: DGE)

Resultados das candidaturas Erasmus +

Todos os alunos que se candidataram são convocados a comparecer esta sexta feira – 31/10/2025 – pelas 10h40, no auditório, para esclarecimentos sobre o processo de seleção.

Informa-se a comunidade educativa que foram apresentados pré-avisos de greve para os dias:
23-10-2025 (quinta-feira) para Pessoal Não Docente
24-10-2025 (sexta-feira) para Pessoal Docente e Pessoal Não Docente
Deste modo, solicita-se aos Encarregados de Educação que, no próprio dia e no início do horário letivo, verifiquem o funcionamento dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.

Porque as evidências científicas são cada vez mais robustas quanto aos efeitos que o uso de ecrãs e smartphones podem ter no cérebro, no desenvolvimento, e na saúde mental de crianças e jovens, na data em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental (dia 10 de outubro), os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) lançaram o desafio aos alunos, do 9º ao 12º anos, de darem a sua imagem e voz por esta causa: alertar os colegas para os impactos na saúde mental do uso excessivo da internet, das redes sociais e da sua utilização sem regras de segurança, de modo desprevenido ou irresponsável, sensibilizando-os, assim, para uma utilização mais benéfica da tecnologia digital e para a importância de cuidarem do seu bem-estar digital.

O Día de la Hispanidad, celebrado a 12 de outubro, é uma data de grande significado histórico e cultural para o mundo hispânico. Comemora-se neste dia a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, um acontecimento que marcou o encontro entre dois mundos e o início de uma nova era de intercâmbio cultural, linguístico e social. 
Articulação da BE com o Departamento de Línguas e disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Geografia.
Parceiros: Erasmus+/ eTwinning, Biblioteca Jacques Delors, Eurocid/Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Ao longo destas semanas, as turmas de 1⁰, 2⁰, 3⁰ ciclos e Secundário desenvolveram atividades relacionadas com as línguas estudadas nas escolas do Agrupamento e enriqueceram conhecimentos sobre a Europa e suas instituições democráticas.
Os trabalhos produzidos foram expostos nas duas bibliotecas, havendo tempo para recordar o manuseamento dos dicionários em suporte papel.
A equipa do  Projeto eTwinning “Young Travellers” apresentou a atividade de lançamento do projeto, que pretende valorizar a diversidade cultural e linguística. Este projeto conta com a participação dos alunos do 3.º e 4.º anos do nosso Agrupamento, em colaboração com colegas da Polónia, Chipre, Roménia, Turquia, Jordânia, Grécia, Itália e Lituânia. 
Assistam ao vídeo!
A atividade enriqueceu todos os envolvidos.

“The World To Come”: Projeto eTwinning/Erasmus+

premiado com o Selo de Qualidade Nacional!

O projeto eTwinning/Erasmus+ “The World To Come: Erasmus for a Greener Future” foi distinguido com o Selo de Qualidade Nacional, reconhecimento atribuído aos alunos e professores dinamizadores dos dois países parceiros: Portugal e França.

Pág. 1 de 2