Competências emocionais e sociais para a educação

O projeto "Feel It" procurou criar mecanismos na prevenção e diagnóstico das competências emocionais dos alunos.

Numa sociedade em que os jovens estão cada vez mais sujeitos a  situações  de ansiedade e de constantemente lhes ser exigido saber lidar com as suas próprias emoções, este projeto  pretendeu criar um curso que ajudasse as escolas a identificar as emoções dos seus alunos e muni-los de ferramentas  e competências para a autorregulação e controlo emocional dos mesmos. 

A ansiedade e a depressão dos jovens estão em níveis recorde (resultado da análise dos dados da amostra)  e da experiência diária na relação com os alunos. Estudos mostram que 1 em cada 3 jovens (12-24 anos) sentem ansiedade regularmente. A maioria não é diagnosticada e segue a sua vida sem qualquer acompanhamento, o que leva a que mais de metade dos problemas de saúde mental se desencadeiem antes dos 14 anos de idade. Uma vez combinadas as variáveis próprias desta idade (ex: stress), provocam um impacto muito negativo na Saúde Mental, isto é, no desempenho geral e na qualidade da vida quotidiana.

A quem se destina?

O objetivo do projeto é desenvolver competências emocionais e sociais nos alunos dos 12 aos 17 anos no âmbito de um programa de aprendizagem com recurso a ferramentas digitais e abordagens  de aprendizagem à distância. Deste modo, pretende-se fornecer aos educadores conteúdos inovadores de formação e ferramentas digitais para aplicar as competências da inteligência emocional na sua atividade diária, melhorando e atualizando assim os seus conhecimentos e competências pedagógicas, metodológicas e processuais para uma vida com sentido num mundo cada vez mais desorganizado.

TAREFA DIFICIL!!!      NÃO IMPOSSÍVEL!